sábado, 11 de agosto de 2018

A FASCINANTE CONSTRUÇÃO DO EU - Augusto Cury

por Inajá Martins de Almeida

EM CONSTRUÇÃO...


Ler Dr. Augusto Cury é ter oportunidade de adentrar universo jamais imaginado e, mais do que uma leitura fascinante, em que o autor nos leva a desbravar os meandros de nossa mente, é poder compactuar as brilhantes ideias, os pensamentos formatados ao longo de uma carreira sólida da psiquiatria e se descobrir através das linhas, como numa sala junto ao psiquiatra que nos ouve e nos coloca nos trilhos da sanidade mental.

Em uma sociedade estressante, entendemos que é possível sim desenvolver uma mente saudável, o que nos é direcionado seus dez capítulos, entre conceitos, técnicas, definições e o próprio encontro e experiência do próprio autor, que nos toca e mais ainda nos faz entender a fragilidade do ser humano em seus calabouços.

O primeiro encontro se dera em 2013, quando adquirimos o livro e o lemos de forma rápida e prazerosa, entretanto, as técnicas ali desenvolvidas, necessitaram outros livros que viessem agregar maiores entendimentos, assim é que decorridos anos, retomo a leitura e abstraio entendimentos vários que tento e quero deixar gravado, para outras releituras futuras.

Na introdução o autor nos leva a três questões a pensar:

1) é impossível o EU fugir de si mesmo   
2) exercitar a paciência no intuito de as questões angustiantes se dissipem leva-nos a "armadilhas da auto ilusão"
3) podemos formar janelas traumáticas

Logo, temos de aprender e ter ferramentas adequadas para exercitar o controle do nosso EU - p.9/11

O alerta no capítulo I (p.13/21) é que o EU deveria ficar assombrado com a mente, uma vez que "produzimos pensamentos como se tal tarefa fosse uma banalidade".

Palavras soltas me extasiam e passo a registrá-las, como referência aos nossos estudos - é o caso de "Costurar as informações".


Sabemos e podemos adentrar o universo informacional e tratar essas informações ao ponto de nos tornarmos satisfeitos com o que adquirimos em matéria de conhecimento? O tema diz que não somos capazes, que nem uma mente brilhante pode usufruir da serenidade sem que haja acompanhamento, sem que sejamos gestores do nosso EU, quando usamos "técnicas inadequadas do EU como gerente psíquico! - e passamos assim adentrar o capítulo 2 (p.24/34).

Quais então são essas Técnicas inadequadas?

a) Tentar interromper a construção de pensamentos




Nenhum comentário: