domingo, 3 de março de 2024

A LEITURA DAS PALAVRAS

 Interessante que, vez ou outra, revejo meus textos, dentro dos arquivos em meu computador, e sempre os encontros me são prazerosos ao ponto de tecer comentários extras.

As palavras, as quais retorno a sua leitura e as reproduzo neste espaço, me foram de grande satisfação, pois que vindas de uma professora, em sala de aula, a orientar seus alunos a confeccionarem redação embasada na emoção exercida quando da apresentação do tema.

Era, pois O ato de ler que ganhara espaço junto a propositura do tema ENEM 2006, e que, além de servir de parâmetro para o exame daquele ano, motivou muitas redações além dessas.

Para mim, entrevistas me foram alcançadas, a publicação numa revista do sul, deixou em meus arquivos pessoais, memória inenarrável.  

Todavia, embora meus esforços para contatar a professora Jacqueline Andrade tenham sido infrutíferos, o comentário permaneceu comigo desde aquele momento, e, sem dúvida, irá permanecer por tempo indeterminado neste blog. 

A data encontrada marca 3/9/2008, quando de um comentário no texto O ato de ler, o que, infelizmente fora removido o link - assim, não tenho como retornar ao local de origem, entretanto, o que me ficou e permanece de incentivo, é o fato das palavras e estímulo aos alunos, assim como algumas palavras-chave, as quais tem um significado marcante para este retorno, quais sejam: -  "encontrei-me" ... "é a minha cara " ...  "emoções" ... "leitura é emoção" ... "sensação" 

Esse, para mim, é o prêmio maior em se ditar um livro, ou mesmo um texto, como foi este, qual seja, ser lido, apreciado até reproduzido, recontado de formas vários.

Assim, passo a colocar as palavras da professora Jacqueline e, sem dúvida, essa releitura e alguns pontos colocados, trouxeram em mim um novo significado, uma sensação de pertencimento; de perceber que estamos irmanados em sensações emoções e encontros, com outras caras que poderiam ser a nossa. 

Esse pertencimento não tem preço, pois que é a leitura que vai além da imaginação, além do ponto de vista, é capaz de dar voz a outras vozes. A encontrar no texto algo que nos faça nos enxergar nas palavras. 

Assim, Jacqueline ficará para sempre referenciada em nossos encontros, ainda que seja apenas neste texto, o qual tive a intuição de escrever, colocar na galáxia internet e, sobretudo, ser encontrado pelo ENEM e por você minha motivadora de tantas linhas.      

 


"Olá!

Nas minhas idas ao mundo virtual da internet, encontrei-me com um texto que, como dizem meus alunos presenciais, é a minha cara.

Falo encontrei-me com o texto, e não, encontrei o texto, pois, para mim, tem conotações diferentes.

Para mim, foi um encontro, e não um achado. Encontro porque envolveu magia. Envolveu cumplicidade. Troca. Envolvimento. Parecia que já nos conhecíamos. Sim…o texto e eu…como uma cara metade.

Foi algo prazeroso. Como todo encontro…

Uso a palavra “encontro”, porque me dá este sentimento de prazer. Como acontece quando ouço a palavra “lua” e a palavra “estrela”. Não sei se com você acontece o mesmo, mas estas palavras são mágicas…como a palavra “amor”. Essas duas palavras sempre tiveram a força de remeter os amantes da vida a momentos mágicos…de leveza…de companhia ou solidão…dependerá da situação, não é mesmo? São palavras que nos remetem à imaginação…à fantasia.

Assim, quero compartilhar com você este encontro.

Gostaria de que você, após encontrar-se com este texto, escrevesse qual foi a sensação que teve após a leitura dele.

Pode ser verdadeiro (a)!

Escreva apenas o que vier à sua mente…pois é o que sai da alma. O que importa aqui são as emoções…E leitura é emoção. Independente do tipo de emoção despertada em nós, não é verdade?

Pois bem! Vamos à leitura do texto ” O ato de ler”

Um abraço carinhoso,

Profa. Jacqueline Andrade



Nenhum comentário: