domingo, 2 de junho de 2019

TRANSFORMANDO O FUTURO EM NEGÓCIO LUCRATIVO - Glen Hiemstra

Interessante notar como os apontamentos estão por toda parte. Nesta manhã, por surpresa minha, abri uma agenda de 2014, com muitas páginas em branco, entretanto muitas referências de leituras, os quais passo a colocar neste espaço.

A data da aquisição do livro e alguns dados iniciais, remetem-me a março de 2016, quando deslocávamos para aulas em Limeira. Sempre em nossos horários de espera, a livraria era nosso ponto de parada, donde jamais dali saímos sem livros na bolsa.

Tudo me convidava a leitura, o título, o livro volumoso, sua capa, o autor e sua proposta.

A orelha já me oferecia pistas:

_"... o planejamento a curto prazo é em geral muito mais eficiente quando se baseia em uma visão do futuro a longo prazo, em vez de uma tentativa de conseguir um lucro rápido ou uma participação de mercado instantânea."   

Consultor futurista, orienta no sentido de que podemos moldar o futuro hoje, através de estratégias corretas.

_"O futuro cria o presente. O futuro cria receita".

Ademais, abstraio palavras da tradutora, Claudia Gerpe Duarte:

"O que desperta nosso entusiasmo? Qual é o meu motivador econômico? Em que podemos ser os melhores no mundo?"

Do texto percebo algumas colocações que as toma para mim:

Talento ou Aptidão ......... Entusiasmo ...... Motivação

Faço um parêntesis aqui nas palavras, e, sob meu ponto de vista, percebo que pode acontecer:


  • Talento      _ Estar lento
  • Aptidão      _ Estar apto, preparado 
  • Entusiasmo _ Estar encorajado, estimulado
  • Motivação   _ Ter um motivo para uma ação
E percorro suas linhas e abstraio mais fontes. "Olhar para o futuro antes de  fazer um plano"; expandir, visualizar, planejar. Adquirir conhecimento é o que conta no século XXI, assim como a eficiência, eficácia, agilidade.  


continua



Nenhum comentário: