segunda-feira, 20 de abril de 2020

BIBLIOTECA PESSOAL - FILOSOFIA



FILOSOFIA

1. Filosofando: introdução à filosofia - Maria Lúvis de Arruda Aranha... 
2. Fundamentos de filosofia - Gilberto Cotrim
3. Carvalho, Olavo de - O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota - (fantástico os temas abordados por um homem que é considerado o maior filósofo e pensador de nosso século - este fora um presente de David para mim. Adorei. Livro para se ler constantemente)
4. Descartes uma biografia intelectual por Stepehn Gaukroger
5. Descartes -  coleção Os Pensadores vol. I e II
6. Discurso do Método - René Descartes (com notas e introdução de Étienne Gilson)
7. Gaardner, Jostein - O mundo de   Sofia
8. Heidegger, Martin - Ser e Tempo - vol. I e II
9. Hume - Leonardo Sartori Porto

Estante 1 Prateleira 1

____________________________________________
__________________

Pontos de vista
_______________________________

1. Filosofando: introdução à filosofia - Maria Lúvis de Arruda Aranha... 


2. Fundamentos de filosofia - Gilberto Cotrim

3. Carvalho, Olavo de - O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota -  (fantástico os temas abordados por um homem que é considerado o maior filósofo e pensador de nosso século - este fora um presente de David para mim. Adorei. Livro para se ler constantemente)

4. Descartes uma biografia intelectual por Stepehn Gaukroger 

  • Estávamos na Livraria Machado de Assis, Élvio e eu. Enquanto percorríamos as estantes, um livro, volumoso, muito bem formatado, chamou-me especial atenção. Seu valor um tanto quanto fora do nosso padrão aquisitivo, dado o interesse do tema, já explorado em outros livros, entretanto, este não me poderia ficar despercebido, assim é que Élvio me incentiva a adquiri-lo e assim o fiz. 
  • Na introdução, subtraio algo significativo ao meu sentir biográfico: 
  • "Uma biografia, em contraste com uma simples história sobre a vida de alguém, é algo que explora a vida afetiva daquele que é seu objeto; e uma biografia intelectual é algo que lança luz sobre os interesses intelectuais do biografado..." na continuidade... "a biografia, quando bem feita, pode ser um bom gênero para que se explorem algumas questões difíceis, acerca de como se relacionam a vida afetiva e a vida intelectual de um sujeito.(p.29)
  • É um livro denso, volumoso em suas quase 600 páginas, com muitas referências bibliográficas, enfim, um livro digno de uma estante e estudo constante. Com certeza retornarei muitas vezes ao seu conteúdo, aquele que gradativamente o encontro.      

5. Descartes -  coleção Os Pensadores vol. I e II


  • Discurso do Método - Neste volume I, eu me deparo com muitos tópicos relevantes ao meu pensar, no qual Descartes medita horas infindáveis a buscar um método para seu estudo, para seu discurso. Parei aqui, uma vez que, independente do real sentido dado pelo filósofo, nós também deveríamos dar esse valor aos nosso processos de estudo, quando então adentro seu pensamento:
  • "Vinha meditando sobre esse tema: a superioridade das obras - seja um edifício, uma cidade, uma legislação - que resultam da atividade de um único homem... Não encontrando nenhuma conversação que me divertisse e não tendo, além disso, por felicidade, preocupações ou paixões que me perturbassem, ficava todo dia fechado, sozinho num cômodo aquecido por uma estufa, onde dispunha de todo o tempo para me entreter com meus pensamentos... como as construções começadas e concluídas por um único arquiteto são geralmente mais belas e mais bem ordenadas que aquelas que vários esforçaram-se por reformar, servindo-se de velhas muralhas que haviam sido construídas para outros fins".  (pág. VII) - Ademais, há muitos grifos, os quais, talvez os anote aqui, por agora apenas este me são suficientes, posto que fora um longo estudo que me reservei em novembro de 2017.  
  • Nas Cartas, v.II, meus grifos saltam-me o entendimento, quando... "parece-me que cada um pode ficar contente consigo mesmo, sem nada esperar de outras partes, contanto que observe apenas três coisas, às quais se relacionam as três regras da Moral, que estabeleci no Discurso do Método, quais sejam: 
A primeira é que nos esforcemos sempre para servir-nos, da melhor maneira possível, de nosso espírito, para conhecer o que devemos ou não fazer em todas as circunstâncias da vida.
A segunda, que mantenhamos a firma e constante resolução de executar tudo quanto a razão nos aconselhar, sem que nossas paixões ou nossos apetites nos desviem...
A terceira, que consideremos, enquanto nos conduzimos assim, o quanto pudermos, segundo a razão, que todos os bens que não possuímos encontram-se também inteiramente fora de nosso poder tanto uns como outros, e que, por este meio, nos acostumemos a não desejá-los... (v. II p.156). 
  1. Há alguns outros grifos nessa passagem, entretanto, registrei o que me fora mais contundente. A data me remete 4/11/2017 
  • Em meditações encontro:
"Sempre estimei que estas duas questões, de Deus e da alma, eram as principais entre as que devem ser demonstradas, mais pelas razões da Filosofia que da Teologia... que a existência de Deus pode ser provada pela razão natural, mas também que se infere da Santa Escritura que o seu conhecimento é muito mais claro do que o que se tem de muitas coisas criadas e que, com efeito, esse conhecimento é tão fácil que os que não o possuem são culpados". (v.II p.7)

Muito interessante as proposições de Descartes, há muitos grifos por mim, numa leitura de 4/11/2017, entretanto, por enquanto é o que desejo apontar.


6. Discurso do Método - René Descartes (com notas e introdução de Étienne Gilson)
Este livro adquirido no Sebo Outros Contos, detém-me por longas horas a dissecar o tema. Entre os grifo um referencio aqui:


"A filosofia é, por definição, o amor e a busca da sabedoria. Mas o que é sabedoria?.. muitos contentam-se em acumular erudição que sobrecarrega a memória sem enriquecer o espírito... esforçam-se em adquirir inteligência... ser sábio é tê-las adquirido; filosofar é trabalhar para adquiri-las". (pág.XI/XII)    
Entretanto, o que mais me significou foi o seu cogito ergo sum... penso logo existo, o que retornarei em outro momento.


7. Gaarder, Jostein - O mundo de Sofia: romance da história da filosofia

8. Heidegger, Martin - Ser e Tempo - vol. I e II

9. Hume - Leonardo Sartori Porto

Nenhum comentário: